89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Primeiros cartões magnéticos do SUS começam a ser emitidos no Estado

FOTO: Carlos Kilian/Agência AL
FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Santa Catarina já deu início à emissão do novo modelo do cartão de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Espezim, a implantação do novo cartão foi dividida em três etapas e deve ser concluída no ano que vem.

Espezim explica que a medida faz parte de uma política nacional de cadastros dos usuários do SUS. Cada pessoa cadastrada receberá um número que é válido para todo o país. Neste número, estarão centralizadas todas as informações referentes ao paciente. “O grande diferencial desse cartão é que ele vai facilitar o acesso do usuário à rede de saúde pública em qualquer ponto do território nacional. Ele permitirá também uma melhor organização da rede de atenção à saúde”, afirma, acrescentando que outro benefício do novo cartão é a criação de um banco de dados nacional com as informações de todos os usuários do SUS.

A implantação do novo cartão é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o DataSUS. Em Santa Catarina, a primeira etapa contempla 132 municípios, começando pelas capitais, regiões metropolitanas e cidades que já tenham implantado o Sistema de Regulação (Sisreg), como Criciúma.Na segunda etapa, mais 141 municípios serão atendidos. Na terceira e última etapa, 22 cidades vão ser contempladas. A expectativa da Secretaria de Saúde é concluir a primeira e a segunda etapa ainda em 2014.

Os novos cartões do SUS serão emitidos gratuitamente em qualquer unidade básica de saúde ou por meio das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Para saber se seu município já confecciona o novo cartão, basta entrar em contato com a secretaria ou a diretoria de saúde de sua cidade.

Fonte: Agência Alesc

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.