Um dia após a presidente Dilma Rousseff anunciar a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação), Santa Catarina se prepara para mais manifestações nesta terça-feira (25). Pelo menos cinco protestos estão marcados para começar durante a tarde, sendo dois em Florianópolis.
A partir das 16h, manifestantes devem se reunir em frente à Catedral Metropolitana, na capital catarinense. Segundo informações do evento criado em rede social, este protesto, organizado pelo Movimento Passe Livre e a Frente de Luta pelo Transporte Público, é para pedir a redução imedita da tarifa de ônibus e a criação de um grupo de trabalho de caráter deliberativo para discutir a implementação do tarifa zero em um médio prazo.
O segundo protesto, chamado de ‘III Ato – As 5 Causas’, está marcado para iniciar às 17h45, em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN). Mais de sete mil pessoas confirmaram a presença. De acordo com informações do evento, a manifestação deve passar pela avenida Mauro Ramos, Avenida Beira-Mar Norte até a Casa da Agronômica, residência do governador do estado, e voltar para o TICEN. Os manifestantes são contra a PEC 37, a Copa do Mundo, corrupção e pedem justiça e direitos.
De acordo com a tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, a Polícia Militar está de prontidão, com mesmo esquema das manifestações passadas. “Estamos preparados para agirmos em caso de depredação do patrimônio público e privado e dar segurança para os manifestantes e população em geral”, afirma.
Outras cidades
Em Joinville, no Norte de Santa Catarina, um protesto está marcado para as 16h30, com saída na Praça da Bandeira. Na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, a manifestação deve começar às 18h na avenidade Marcondes de Mattos.
Já em Blumenau, no Vale do Itajaí, os manifestantes se reúnem a partir das 18h15 em frente à Prefeitura. Mais de nove mil pessoas confirmaram presença na passeata. O trajeto de passar pela rua Amadeu da Luz, rua 7, rua das Palmeiras e terminar na Câmara de Vereadores. De acordo com o evento em rede social, os manifestantes devem ficar lá parados com som, pois haverá uma assembleia e cada um poderá se manifestar sobre a causa que julgar necessária para melhorar Blumenau.