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Governo nega que eventos em local aberto com mais de 500 pessoas estejam proibidos

Por Eduardo Madeira

Em nota publicada na noite de quarta-feira, dia 1º, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, esclareceu que a portaria 1305 não proíbe a realização de eventos em locais abertos por prefeituras ou entidades privadas. De acordo com o governo, o regramento apenas condensou uma série de documentos já publicados reforçando a obrigação de que organizadores e estabelecimentos sigam o protocolo de Evento Seguro, com a ampla divulgação de medidas preventivas à Covid-19 em todos os seus meios de comunicação. O protocolo é regulamentado pelo decreto estadual 1371 e determina ações que todo organizador de eventos com previsão de 500 ou mais participantes deve adotar. “Não foi proibido nenhum tipo de evento. O que precisávamos deixar claro é que existem regras sanitárias que devem ser cumpridas. Várias prefeituras estão organizando eventos de final de ano sem respeitar as regras do protocolo Evento Seguro, que autoriza os eventos, mas com controle de acesso de público”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Eduardo Macário, em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, dia 2. “Nessa nova portaria, determinamos que cada prefeitura e organizador divulguem as informações de que se trata de um evento seguro”, concluiu.

Ouça abaixo a entrevista completa: