Após o incidente registrado durante a semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Lauro Müller, no último sábado (20), a diretoria do Cairu se manifestou oficialmente sobre o caso envolvendo a emissão de fumaça dentro do ginásio municipal. Em entrevista à Rádio Cruz de Malta FM, o integrante da diretoria, Augusto Dandolini, explicou que a situação ocorreu após a utilização de um material que teria sido comercializado como adequado para ambientes fechados.
Segundo Augusto, a proposta da torcida e da diretoria era proporcionar uma apresentação inédita no futsal amador da região, com a exibição de um bandeirão em formato 3D e efeitos visuais durante a entrada da equipe em quadra.
“A ideia nunca foi sinalizador com fumaça. Inclusive nós temos as mensagens do fornecedor dizendo que o material era para ambiente interno e que não gerava fumaça”, afirmou.
De acordo com ele, a diretoria reconhece que houve falha ao não testar o equipamento antes da utilização. “Talvez foi o principal erro da diretoria, não ter feito um teste antes para comprovar que realmente não poderia ser usado”, declarou.
Apesar do susto, Augusto ressaltou que ninguém ficou ferido e que a prioridade naquele momento foi garantir a segurança do público. “O importante naquele momento já não era mais o jogo e sim que ninguém se machucou. Acabou sendo só um incidente e nenhum acidente”, destacou.
O dirigente explicou ainda que o time busca esclarecimentos junto ao fornecedor para entender se houve erro no produto entregue. “A gente está buscando uma resposta mais concreta do fornecedor, porque quem não sabe dessa situação acabou apontando o Cairu como irresponsável por soltar fumaça dentro do ginásio fechado”, comentou.
Confusão envolvendo vice-prefeito
A entrevista também abordou a discussão registrada em vídeo entre o vice-prefeito de Lauro Müller, Serraninho, e alguns torcedores após o incidente.
Embora não estivesse presente no momento da confusão, Augusto afirmou que a diretoria apurou que houve apenas um momento de exaltação entre as partes.
“Acredito que todo mundo no momento queria ajudar, mas como é um momento um pouco tenso, pode ser que aconteça um disse me disse ali. Pelo que eu vi não foi nada demais”, avaliou.
Ele também pediu desculpas caso algum integrante do clube tenha ofendido o vice-prefeito. “Se o vice-prefeito se sentiu ofendido por alguma pessoa do Cairu, a gente pede desculpa, não era a intenção”, afirmou.
Jogo será retomado com portões fechados
Após reunião entre representantes do Cairu, Amaral, Comissão Municipal de Esportes, Polícia Militar e autoridades municipais, ficou definido que a partida será retomada nesta quinta-feira, às 20h, com os portões do ginásio fechados ao público.
Como medida definida após o episódio, o Cairu também concordou em realizar a doação de cinco cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade no município.
“O Cairu também concordou no pagamento de cinco cestas básicas para famílias necessitadas do município como forma de uma retribuição pelo incidente causado”, informou.
Augusto ainda fez questão de elogiar a atuação da Polícia Militar durante a ocorrência. “Os policiais militares que estavam lá foram super tranquilos e souberam gerir muito bem a situação”, disse.
Trabalho de fortalecimento do esporte local
Ao longo da entrevista, o dirigente também destacou o trabalho desenvolvido pela diretoria do Cairu nos últimos anos para fortalecer o futebol e o futsal amador em Lauro Müller.
“A ideia sempre foi valorizar o campeonato como um todo. Eu acho que se o Cairu vai bem, as outras equipes também vão bem, o campeonato vai bem e a cidade vai bem”, afirmou.
Segundo ele, além das atividades esportivas, o clube promove ações sociais e eventos comunitários para reforçar o papel da equipe junto à sociedade.
Encerrando a entrevista, Augusto voltou a lamentar o ocorrido e reforçou que a intenção era apenas tornar o evento mais atrativo para atletas e torcedores.

LIGUE