O péssimo estado de conservação da SC-390, no trecho que liga Orleans a Lauro Müller, se estende por anos. As medidas paliativas, através de operações tapa-buracos, não revolvem definitivamente o problema e os usuários sofrem as consequências do descaso. Com as chuvas que atingiram a região nos últimos dias, a situação se agravou e tem causado prejuízo a muitos motoristas, que têm os pneus dos veículos furados.
Nesta terça-feira (22), o proprietário de uma caminhonete Amarok, de Araranguá, foi uma das vítimas. O carro tem pneus resistentes aos obstáculos, mas, mesmo assim, não foi suficiente para resistir aos buracos da pista. “É um absurdo o estado em que a rodovia se encontra”, desabafou.
A última operação tapa-buracos realizada no trecho foi em fevereiro de 2015. O resultado, entretanto, durou menos de sete meses. Novamente, nesta terça e quarta-feira, está sendo realizada a medida provisória. Trabalhos deste tipo, de acordo com o superintendente regional do Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra, Lourival Pizzolo, passaram a ser de responsabilidade da Secretária de Desenvolvimento Regional – SDR de Criciúma.
Conforme o secretário João Fabris, a licitação será aberta no próximo dia 9. “A operação tapa-buracos iniciou ontem. Enquanto não sair a licitação da empresa, fizemos um acordo com o Deinfra, entramos com o material e eles com a mão de obra. Devido à situação da rodovia, não foi possível esperar a licitação. Estive no local na terça-feira e realmente há muitos buracos”, afirmou Fabris.
Já existe um projeto de revitalização, que resolverá o problema por longo prazo. Entretanto, não tem previsão para ser executado. “Existe projeto, mas não tem dotação ainda, precisamos de recurso”, explicou Pizzolo. Os trabalhos estão divididos em dois trechos: 13 km entre Orleans e Lauro Müller e 15 km entre Lauro Müller e Serra do Rio do Rastro. O valor orçado foi de R$ 11 milhões.