89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Aplicativo de telefonia móvel auxilia operações de busca e resgate do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está utilizando o aplicativo WhatsApp em operações de busca e resgate de pessoas. As primeiras experiências foram realizadas pelas guarnições do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) do 1º Batalhão de Bombeiros Militar em Florianópolis em ocorrências registradas durante a última Operação Veraneio. A ferramenta auxiliou na localização de vítimas perdidas na mata.

O WhatsApp é um aplicativo para celulares que permite a troca de mensagens de texto, imagens, vídeos e mensagens de áudio e também a divulgação da posição do telefone celular através do sistema de posicionamento global (GPS). Com o aplicativo, uma vítima perdida tem condições de enviar às equipes de busca sua posição exata com apenas três toques na tela do telefone. Com a informação disponível, as equipes de busca conseguem definir a melhor forma de resgate, minimizando riscos e gastos envolvidos em operações deste tipo.

“Já utilizamos em duas ocorrências com sucesso. Inclusive numa delas, enquanto uma equipe seguiu por terra diretamente para o ponto onde a vítima estava perdida, o helicóptero Arcanjo prestou apoio à operação auxiliando do alto o trabalho das guarnições e trazendo tranquilidade à vítima”, relembra a soldado Alice Fernandes.

Apesar de ser um aplicativo bastante conhecido, poucos usuários sabem que existe esta funcionalidade. “A maioria dos usuários de telefones celulares mais modernos utilizam o WhatsApp para se comunicar com colegas de trabalho, amigos e familiares, mas poucos se dão conta da existência da funcionalidade que proporciona o compartilhamento da localização do telefone com outros usuários do aplicativo.Ela por ser muito importante principalmente para quem gosta de fazer trilha”, explica Alice.

>>> Matéria completa Portal Governo de Santa Catarina

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.