89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Vice Prefeita de Cocal do Sul falou no Chamada Geral

A vice-prefeita de cocal do Sul, Cirlene Gonçalves Scarpato a Aninha,  e também a secretária de educação Raquel Romagna Quarezemin estiveram hoje pela manhã na rádio Cruz de Malta e falaram sobre os asssuntos referentes

Aninha falou dos recursos que o fundam disponibilizou para a cidade de Cocal do Sul, que serão investidos em infraestrutura, “O objetivo da nossa administração é pavimentação zero dentro da zona urbana, o recurso que o Fundam disponibilizou é de R$2,5 milhões, agora só falta o governo assinar e já começam mais frentes de trabalho. Dentro de Cocal do Sul, hoje temos 3 frentes de trabalho de pavimentação, onde uma delas é com recursos próprios que investimos cercada 70 mil reais por mês”.

Com relação a importância de um bom planejamento relativo aos projetos do fundam, Aninha fala da agilidade em que Cocal se organizou.

“Cocal do sul foi um dos primeiros municípios a entregar os projetos, portanto não temos mais nenhuma pendência com o fundam, os projetos já foram aprovados e liberados. Há municípios que ainda estão encaminhando os projetos, acredito que isso vai comprometer a liberação do recurso”, diz Aninha.

Aninha fala da participação feminina e autonomia dentro da prefeitura de Cocal do Sul.

“No universo masculino que é o meio político, eu não tenho muitos problemas, o prefeito proporciona uma abertura muito grande para que possa estar me posicionando e trabalhando, eu acredito que o vice tem que ter participação direta, se fosse pra eu ser só uma figura eu não estaria mais lá”.

 

Sobre o desenvolvimento organizado de um município a Vice-prefeita fala da necessidade de um gestor ter uma visão dinâmica.

Todo administrador tem que ter uma visão de futuro, deve ter projetos de curto médio e longo prazo, se não o município sofrerá as consequências”, comenta Aninha.

Com o crescimento e implantação de industrias no município ocorre também a necessidade de mão de obra que atenda a demanda, baseando-se nisto  a vice-prefeita fala das medidas adotadas para atender esta necessidade.

Juntamente com o Pronatec estamos oferecendo a possibilidade aos jovens de fazerem um curso profissionalizante que abre portas ao primeiro emprego, por exemplo, uma vez que, sabemos da dificuldade que muitos pais tem em pagar um curso superior”.

Relativo à educação a secretária responsável pela pasta em Cocal do Sul fala dos desafios que

Temos três desafios na área de educação que são a parte física, e o aspecto pedagógico e também de gestão, no ano passado inauguramos uma creche, e temos projetos de outra para este ano”, diz a secretária.

Na entrevista a secretária fala dos projetos na área de educação que o município de cocal do sul vem desenvolvendo, como a escola de período integral e a feira do livro.

Com relação a municipalização das escolas a secretária destaca a importância da responsabilidade do governo do estado. “Nós acreditamos que o governo do estado tem que fazer sua parte, a educação infantil é o que mais exige das prefeituras na questão do custo, e a prefeitura já tem o compromisso com as creches, mas eu como professora penso que o governo do estado tem que fazer sua parte”.

Aline Benedet- Jornalismo Cruz de Malta

Confira a entrevista na íntegra

[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/04/COCAL-DO-SUL.mp3]
Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.