O vereador de Treviso, Rodrigo Fenili, o Birilo (PSDB), propôs ao Executivo que seja implantada a energia solar nos prédios públicos do município, como escolas, ginásio, unidades de saúde e os prédios administrativos.
A indicação foi apresentada durante a reunião ordinária da última terça-feira (14). Segundo Birilo, hoje a administração tem uma fatura de energia elevada para um município pequeno. O vereador acredita que se adotada a medida deve gerar uma grande economia a municipalidade.
“Aquela parcela que você pagaria, do consumo mensal que vai pra distribuidora e não existe retorno, você pagaria o próprio financiamento. Então no médio prazo de três, quatro a cinco anos, se pagaria se sabe que as placas solares têm uma vida útil de mais de vinte cinco anos. E a partir daquele momento ali a longo prazo o investimento ele já se pagou e o que acontece, tu começa a ter o retorno, daqueles vinte ou trinta mil que tu paga de parcela começa a ficar nos cofres públicos. É interessante”, comentou Fenili durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (16).
Nos próximos dias, o vereador também deve apresentar um projeto, que está sendo estudado pelo departamento jurídico, para encontrar a melhor forma, para conceder um incentivo fiscal para as indústrias que se instalarem no município e que adotem a energia solar e também para pessoas físicas que vierem a aderir a um sistema fotovoltaico.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: