A Campanha de Vacinação contra a gripe terminou no último dia 30, mas as doses da vacina continuam disponíveis nas quatro salas de vacinação de Lauro Müller. O município ainda possui 160 doses à disposição da população.
Nesses mais de dois meses de Campanha muitos esforços foram somados entre estado e municípios para que a meta de vacinação da Campanha, de 90% para os grupos prioritários, fosse alcançada. Ainda assim, a procura pelas doses foi baixa. Os municípios realizaram diversas ações, como vacinação nas escolas e locais de grande circulação, além da realização do dia D, com abertura dos postos aos sábados, mas infelizmente a meta não foi alcançada.
Em Lauro Müller, no geral, o município atingiu 71.52% do público alvo. 83% dos idosos foram vacinados, já o percentual de crianças ficou em 73%.
No Estado, a Campanha foi encerrada com uma cobertura vacinal na população dos grupos prioritários, que é a que mais preocupa, de apenas 50% segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Em 2023, o estado de Santa Catarina registrou 468 casos graves da doença e 31 mortes, a maior parte (87%) apresentava pelo menos uma comorbidade e/ou fator de risco e mais da metade (54%) eram idosos com 60 anos ou mais.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (4), a enfermeira Liliane Antunes, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, comentou sobre os números da vacinação em Lauro Müller.
Ouça abaixo a entrevista completa: