Os pais ou responsáveis podem, a partir desta semana, levar crianças menores de três anos de idade às unidades de saúde de seus bairros para tomar a dose da vacina da gripe. A Secretaria de Estado da Saúde liberou vacinas da influenza H1N1 para esta faixa etária. Um lote com 1.380 doses chegou a Criciúma para serem aplicadas nas crianças.
Segundo a enfermeira do setor de imunização, Joice Savi Silveira, além desse novo grupo, mais dois continuam tomando doses. “Desde o dia 15 de maio, estamos aplicando a segunda dose da vacina nas crianças com idade entre seis meses a menor de dois anos. Algumas gestantes que ainda não receberam também podem procurar os postos de saúde”, informa.
De acordo com Joice, a procura pela vacina ainda é pequena por parte do novo grupo para o qual a vacina foi disponibilizada. “Acredito que muitos pais ainda não saibam desta oportunidade. Pedimos aos pais que levem seus filhos, pois as vacinas serão aplicadas até o dia 30 ou até acabarem os estoques. As pessoas dos outros grupos prioritários que ainda não receberam a dose também podem procurar as unidades de saúde”, acrescenta a enfermeira.