89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Uphill Marathon: “Passa um filme na tua cabeça”, lembra Padre Ceron que encarou os 82 km de prova

Nos dias 3 e 4 de setembro aconteceu a 9ª edição da Uphill Marathon na Serra do Rio do Rastro. O evento que já faz parte do calendário de eventos esportivos na região atraiu cerca de 10 mil pessoas para o Sul catarinense. E entre os atletas das categorias mais exigentes, Samurai (67km) e Shogun (82 km) teve um lauromullense que encarou o desafio.

Claudionir Ceron, ou o Padre Ceron, como é conhecido popularmente. Natural da comunidade de Santa Rosa, em Lauro Müller, ele reside há 20 anos na grande Porto Alegre, capital do estado vizinho, Rio Grande do Sul.

A corrida entrou na vida do religioso em 2015, quando seu time do coração o Internacional estava prestes a ser rebaixado, foi então que Ceron lançou um desafio correr até o Beira Rio e arrecadar 30 toneladas de alimentos para o Centro Social Padre Pedro Leonardi, organização que ajudou a fundar no Bairro Restinga Velha para auxiliar na inclusão social de crianças, adolescentes e adultos de baixa renda. O Inter acabou rebaixado, mas o padre cumpriu o desafio, foi correndo até o estádio e desde então a corrida passou a fazer parte de sua vida.

A primeira participação na Uphill Marathon, foi em 2018, quando fez os 25km, em 2019 percorreu os 42 km de prova, em 2021 o objetivo era fazer os 25 e 42 km, mas pela falta de preparo ficou só nos 25. Em 2022 Padre Ceron resolveu se desafiar mais uma vez e completou o desafio Shogun totalizando 82 km. Em sua categoria, de 50 a 54 anos masculino ele ficou em 2º lugar.

O religioso completou neste ano 25 anos de sacerdócio, durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, dia 7, ele contou que aproveitou a prova para refletir: “Ali passa um filme na tua cabeça, passa tantas dores, mas também tanta esperança. Em cada curva você está mais perto dos teus objetivos e assim é na vida, não desanimar nunca”.

Para quem pretende desafiar a magnífica Serra do Rio do Rastro, o Padre aconselha: “É perna e muita mente, muita mente mesmo! E preparo, alimentação e hidratação são fundamentais”, ressaltou Ceron.

Ouça abaixo a entrevista completa: