89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Unibave inaugura espaço dedicado à pesquisa, estudo e criação de abelhas nativas sem ferrão

Desde o último dia 13 de julho, a Fazenda Experimental do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) conta com um novo espaço para estudos e pesquisa. É o Meliponário Didático Unibave, local onde será possível a criação de abelhas nativas sem ferrão.

Atualmente seis espécies de abelhas estão sendo criadas no local. São espécies de Jataí (Tetragonica angústia) Mandaçaia (Melipona quadrifasciata quadrifasciata), Irai (Nannotrigona testaceicornes), Tubuna (Scaptotrigona bipuntacta) Mirim Guaçu preta (Plebeia remota) e Mirim Droryana (Plebeia Droryana).

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Aplicadas às Ciências Agroveterinárias (Paca), Guilherme Doneda Zanini, destacou que em virtude do aumento da população mundial, nos próximos anos será necessário produzir muito mais alimentos para atender a crescente demanda.

“Nós temos uma alternativa sustentável, uma inovação tecnológica que é trabalhar com a criação de abelhas nativas sem ferrão. Neste propósito, o Unibave sempre atento às necessidades de aprimoramento, tem buscado a parceria com algumas associações e com alguns meliponicultores para trabalhar com a criação destas abelhas nativas. Esta parceria tem dado muito certo nos últimos tempos e hoje já trabalhamos com educação ambiental e também vamos começar a desenvolver as primeiras pesquisas científicas, trazendo mais conhecimento para a população e principalmente alternativas tecnológicas para melhorar a produtividade dessas abelhas”, destacou Guilherme.

Ouça abaixo íntegra da entrevista: