O Conselho Universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a determinação, 25% das vagas do vestibular da entidade serão destinadas ao Sisu. A resolução vale já para o Vestibular de Verão 2014, realizado no final deste ano. A decisão foi tomada em reunião na terça-feira (16).
A entidade calcula que mais de 400 estudantes poderão ingressar na Udesc pelo Sisu, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentro dos 25% das vagas reservadas ao sistema, 30% delas serão destinadas para alunos de escolas públicas e negros, seguindo a Política de Ações Afirmativas da universidade.
“A decisão permitirá que a Udesc ganhe projeção nacional e receba recursos federais para uso em ações afirmativas para permanência estudantil”, diz o pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack.
A última edição do Sisu reuniu 1,8 milhão de inscritos, contou com 129 mil vagas em 3.752 cursos de 101 instituições. “Vamos realizar um acompanhamento, mas acreditamos ouvindo experiências de outras universidades que a adesão ao Sisu será benéfica”, finaliza Hack.