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Trigésimo vão é instalado na Ponte de Laguna

trigesimo-vao-e-instalado-na-ponte-anita-garibaldi-300x225A Ponte Anita Garibaldi, obra da segunda fase de duplicação da BR-101 Sul, finalizou a instalação do trigésimo vão de aduelas para composição das pistas elevadas. A estrutura está em execução entre o KM 312,9 e KM 315,8. Serão 2,830 metros de pistas elevadas, unindo o lote um da travessia urbana lagunense ao lote 25, já duplicado. Dos 30 vãos instalados, dez foram construídos em terra. No espaço entre pilares, são içadas e instaladas 14 aduelas, sendo 12 unidades com 3,6 metros de comprimento, nove metros de largura e 3,2 metros de altura. As outras duas aduelas terão 1,6 metro de comprimento mantendo as demais medidas. Cada unidade pesa cerca de 90 toneladas. Ao todo, o consórcio da Ponte de Laguna produziu 462 aduelas das 716 previstas para a estrutura (616 do trecho corrente e 100 do trecho estaiado). Do total produzido foram instaladas 406 aduelas, do vão um ao vão 30.

O processo de instalação nos vãos – O processo de içamento das aduelas inicia no canteiro central do consórcio. Lá são construídas as unidades que são transportadas até a frente de obras. A construção das unidades é realizada sobre bases de concreto. Para execução das peças são utilizadas ferragens, formas e cimbramentos (estruturas de suporte provisórias) especiais e concreto, garantindo a geometria e resistência previstas em projeto. O içamento e instalação das aduelas é feita pela treliça-lançadeira, equipamento que mede aproximadamente 131 metros de comprimento, com 12 metros de altura, contanto do tabuleiro (parte superior do pilar) e cerca de nove metros de largura e 600 toneladas de peso. A treliça tem base fixa, atrelada aos pilares, e um guindaste móvel que desliza sobre a estrutura, içando as aduelas.

Ponte já consumiu 72% total do concreto – A construção das estacadas (camisas metálicas) no trecho estaiado está completo e no trecho corrente está com 96% concluído. Com isso, o consumo de concreto usinado chegou a 72% do total previsto na obra. De acordo com o projeto, serão aplicados 97 mil metros cúbicos de concreto, desde a construção das fundações ao topo das duas torres do trecho estaiado. Desse total, 74,2 mil metros cúbicos foram aplicados, o suficiente para encher quase trinta piscinas olímpicas (com 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e dois metros de profundidade). O avanço físico do empreendimento, acumulado até março de 2014, está em 65,9% do total.

Colaboração: Muriel Albonico/Comunicação DNIT

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