Com um misto de garra, humildade e humor, o ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira Oscar Schmidt proferiu ontem a palestra “Desafios e Superação”, em Tubarão.
O “Mão Santa”, como foi apelidado durante sua trajetória como atleta, falou sobre cinco valores necessários para o sucesso, como visão, decisão, time, obstinação e paixão. “Através disso é possível ser um vencedor. E não somente no esporte. Em tudo. Para chegar ao sucesso, é preciso treinar, treinar, treinar e treinar. E quando estiver bem cansado, deve treinar mais ainda”, afirma Oscar.
Segundo ele, o maior sucesso é conquistado a partir do momento em que a pessoa se prepara para isso. Sua obstinação é tanta que ele admite que luta para ser o melhor palestrante do Brasil. “Quando começo algo e dá certo, quero ser o melhor sempre. Gostei muito de dar palestras e tento aperfeiçoar cada vez mais. O meu plano é ser o melhor palestrante do Brasil”, reforça Oscar, que ministra de oito a 12 palestras ao mês.
No que se refere à superação da doença que o acometeu, Oscar diz que o “tumor pegou o cara errado”. “Depois do câncer, eu gasto tudo o que ganho, aproveito. Por tantas vitórias que tive na vida, a doença não impactou em nada. Por isso, as pessoas que passam por isso precisam se tratar, e não ficar chorando pelos cantos. Viaje, faça o que nunca fez antes, esteja com a família, lute”, orienta o atleta.
Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, Oscar foi abençoado pelo papa Francisco e diz que a emoção foi intensa. “Foi uma sensação indescritível, nunca pensei que fosse tão forte. Naquele dia, parei de me emocionar à noite. Esse argentino (papa) é humilde e isso é coisa rara”, brinca Oscar.
Sobre o público catarinense (ele já passou por Rio do Sul e Balneário Camboriú), Oscar afirma que é um dos melhores do país. “Adorei o público de Santa Catarina e espero passar por todas as cidades”, brinca o jogador.
Segundo Diário do Sul, o evento faz parte do projeto de interiorização da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). “Este projeto, implantando na nossa gestão, tem o objetivo de aproximar a Assembleia da sociedade. Com isso, as palestras, que antes ocorriam apenas em Florianópolis, são realizadas no interior”, explica o presidente da Alesc, Joares Ponticelli.
Oscar Schmidt
Oscar Schmidt é um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Defendeu a Seleção Brasileira de Basquete por 20 anos e disputou cinco Olimpíadas (Moscou-1980, Los Angeles-1984, Seul-1988, Barcelona-1992 e Atlanta-1996). Ao longo de 32 anos de carreira, superou a marca de 40 mil pontos, o que lhe rendeu o apelido de Mão Santa.
Oscar ainda concedeu uma pequena entrevista ao repórter Júlio Cézar dando uma mensagem ao joves do Sul de Santa Catarina, confira:
[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2013/08/OSCAR-SHIMIT-JULIO.mp3]