89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Soldado da PM de Criciúma recebe medalha de missão de paz

Vindo de uma missão da Força Nacional (FN) que iniciou em maio nos principais eventos do país, o soldado da Polícia Militar de Criciúma Edno Dutra voltou nesta quinta-feira à cidade com um presente especial na bagagem.

Conforme o portal Clica Tribuna o militar que soma 18 anos dedicados à PM é o único da região a obter a Medalha Missão de Paz. De 1.300 policiais servindo a FN, somente 12 soldados receberam a condecoração.

Durante a missão da FN, o soldado atuou em manifestações, em todos os jogos do Brasil pela Copa das Confederações, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e nas favelas de Santo Amaro e da Maré, no Rio de Janeiro (RJ).

“Nas favelas do RJ vi outro mundo e escutei muitas histórias tristes. Lá, têm troca de tiro frequentemente. Os moradores precisam se esconder debaixo da cama para não ser baleados. Outros, quando podem, mudam de endereço”, relata. Ele perdeu um amigo de farda durante a missão, que morreu de acidente de moto.

Orgulho em servir

“Esse foi o único fato lamentável. Durante a missão nenhum outro caso grave ocorreu”, comenta. Para ele, a força de vontade é o principal “ingrediente” para se tornar um combatente destacado entre a tropa.

“Tem que acreditar e ter orgulho no que faz. Agradeço a todas as pessoas que me incentivam e acreditam em mim. Valeu à pena. Eu tenho orgulho em servir como policial”, ressalta.

A rotina da missão da FN começava às 6h30min da manhã quase todos os dias, com uma série de atividades relacionadas à segurança pública, entre elas: direção defensiva, escolta, abordagem, tiro tático, patrulha, prova em água e atendimento pré-hospitalar.

O policial retorna às atividades em Criciúma pelo Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) na semana que vem.

 

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.