Subiu para 8 o número de municípios que decretaram situação de emergência em Santa Catarina. A Defesa Civil estadual divulgou o nome dos 28 municípios que notificaram ocorrências devido às chuvas.
O número de municípios que decretaram situação de emergência subiu de três para sete ainda na noite de sexta-feira (27). Na manhã deste sábado (28) a Defesa Civil do estado recebeu também a notificação da cidade de Itá, no Oeste catarinense que foi atingida pelo rio Uruguai. No entanto, o órgão continua recebendo informações das regiões afetadas.
Palmitos, Rio das Antas, Herval D’Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre e Itá notificaram situação de emergência à Defesa Civil estadual.
A situação é mais crítica nas regiões do Oeste de Santa Catarina. O volume registrado em muitos municípios pode aumentar com a previsão de mais chuva na manhã deste sábado (28). Cerca de 1,4 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Segundo a Defesa Civil, a ação inicial é atender as pessoas atingidas, que devem ser levadas para casa de amigos, familiares ou abrigos públicos.
Na região Sul de Santa Catarina a situação e considerada tranquila. “As bacias suportaram o volume de chuva. Nenhuma casa encheu e a situação está sob controle”, afirmou Rosinei da Silva, coordenador Regional da Defesa Civil em Criciúma. Segundo ele, o município que mais preocupa é Balneário Rincão, que tem pontos de alagamento. “A tendência é melhorar, pois a chuva deve diminuir agora”, detalha Silva.
A chuva interrompeu rodovias e as aulas em 64 cidades foram suspensas. A chuva começou a preocupar as autoridades e moradores na quinta-feira (26), quando a chuva foi forte, principalmente na região Oeste e Meio-Oeste. A previsão é que a partir da tarde deste sábado (28) a situação volte a se normalizar.
Chuvas em SC
A Defesa Civil estadual registrou até 8h deste sábado (28) mais de mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas, após as chuvas que atingiram o Oeste do estado nos últimos dias. São cerca de 30 cidades atingidas até a tarde desta sexta (27). Os dados são preliminares, pois o órgão prioriza o atendimento às famílias em risco.
Oito cidades decretaram situação de emergência: Palmitos, Rio das Antas, Herval D’Oeste, Presidente Castelo Branco, Lageado Grande, Piratuba, Planalto Alegre e Itá, mas apenas as duas últimas encaminharam documentação para a Defesa Civil estadual.
Fonte: G1