Na última sexta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou o Contorno Viário da Grande Florianópolis, em Palhoça. E quem aproveitou a vinda do presidente ao Estado, foram os sindicatos que representam os trabalhadores na mineração de carvão da região.
Durante a cerimônia, os sindicalistas, apresentaram um documento detalhado com as demandas, destacando a importância da continuidade dos empregos no setor carbonífero e a necessidade urgente de revisão das aposentadorias especiais dos mineiros.
O encontro também foi uma oportunidade para reforçar o compromisso com os trabalhadores e assegurar que suas vozes sejam ouvidas pelas autoridades lá em Brasília.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (12), o presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos estados PR,SC e RS (FITIEC), Genoir José dos Santos, o Foquinha, falou sobre a importância da entrega das reivindicações para o presidente da república.
Foquinha também ressaltou que tanto a federação quanto os sindicatos da região, seguem empenhados na cobrança para os dois temas importantes para o setor: transição energética justa e aposentadoria especial dos mineiros.