A sexta-feira começa com sol entre nuvens e o tempo fica instável a partir da tarde. A chegada de uma frente fria no fim do dia provoca pancadas de chuva em todas as regiões, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Há risco de raios e de queda de granizo.
O aumento rápido de nebulosidade se deve ao choque entre o sistema de chuvas que chega pelo Sul e a massa de ar quente e seco que atuou em Santa Catarina nos últimos dias. As temperaturas continuam altas nesta sexta, ainda que as máximas previstas sejam menores que as de quinta-feira, chegando aos 38ºC no Litoral Norte e a 35ºC no Vale do Itajaí.
A sensação de calor é elevada e os cuidados com os raios ultravioleta devem permanecer, pois os índices continuam altos mesmo em dias com mais nuvens no céu.
Cuidados com a chuva
O Ciram/Epagri alerta que as trovoadas de verão previstas para esta sexta podem vir acompanhadas de vento acima dos 70 km/h, bastante atividade elétrica na atmosfera e chuva forte em um curto espaço de tempo. Neste casos, a Defesa Civil elenca uma série de cuidados:
— Permaneça em local seguro e não transite em locais abertos, perto de árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados.
— Se houver granizo, é aconselhável se proteger em lugares com boas coberturas e não manusear equipamentos elétricos ou telefone.
— Durante alagamentos, evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados.
Tempo no fim de semana
A onda de calor registrada no Estado nos últimos dias se despede no fim de semana. Segundo o meteorologista do Ciram/Epagri Marcelo Martins, as temperaturas vão dar uma trégua a partir de sábado e devem ficar na casa dos 30ºC, diminuindo ainda no domingo. Os dias serão de céu encoberto, com poucas aberturas de sol e com bastante umidade.
Segundo informações da Defesa Civil, a previsão de tempestades com raios, queda de granizo e ventos fortes segue até domingo.