A Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Vigilância em Saúde de Lauro Müller, mantém ativas uma rede de armadilhas que são visitadas semanalmente para monitoramento da entrada do mosquito Aedes aegypti no município. Devido ao alto índice de infestação no Estado, essa rede foi ampliada.
No total são 60 armadilhas instaladas e distribuídas na cidade, elas são visitadas semanalmente, sendo nove pontos estratégicos visitados quinzenalmente. Neste ano já foram realizadas 1660 visitas em armadilhas, 150 visitas em pontos estratégicos, foram coletadas 1546 larvas e todas foram negativas para o aedes aegypti.
Com a aproximação do período de temperaturas mais elevadas e aumento das chuvas, a equipe de Vigilância em Saúde redobra os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito. Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira, dia 22, o técnico da Vigilância Sanitária, José Ceron e o agente de endemias Edson Mazzuco, falaram a respeito do trabalho de fiscalização e orientação que é realizado no município.
“Não basta o poder público intensificar a fiscalização se a população não ajudar. Então a gente pede que os moradores ajudem a cuidar do seu terreno e da sua moradia”, comentou Edson.
Ceron lembrou ainda que no município já existe uma comissão que analisa os casos de infração da lei e que resultam em multas para os infratores. “As pessoas podem fazer denúncias de forma presencial na vigilância ou pelo telefone 9.8805-4559 ou no 3464-4684. Todas as denúncias são atendidas para ver se procede ou não procede”, comentou.
Ouça abaixo a entrevista completa: