Uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a associação de turismo rural Acolhida na Colônia e o município de Lauro Müller está em fase de construção com o objetivo de transformar a Serra do Rio do Rastro em um dos principais destinos de turismo geológico do Brasil.
O projeto foi tema de uma reunião realizada na última semana, na sede da UFSC, em Florianópolis. Entre os destaques está a proposta de promover a Coluna White, uma formação geológica rara que permite visualizar, a olho nu, milhões de anos da história da Terra por meio de camadas rochosas expostas. Considerada de grande valor científico, a Coluna é um dos poucos locais no mundo com essa característica.
A ideia é transformar a Coluna White em um atrativo turístico de relevância nacional, integrando educação, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Durante o encontro, a UFSC se comprometeu a realizar estudos técnicos para mapear o potencial turístico da região. A primeira visita de campo está marcada para junho e contará com a presença de geólogo, climatologista e estudantes da universidade, que irão iniciar o levantamento das características naturais e estruturais do local.
Em entrevista ao programa Cruz de Malta Notícias, nesta segunda-feira (7), a coordenadora da Acolhida na Colônia na Serra do Rio do Rastro, Suzana Fernandes De Andrade Viero, a Suzi, falou sobre a importância da iniciativa: