89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Sensibilidade dentária deve ser levada a sério

Sentir uma dor incômoda ao tomar gelado ou comer doces é comum para a maioria dos brasileiros pelo menos uma vez na vida. Essa sensibilidade dentária é causada pela exposição da dentina, tecido localizado logo abaixo do esmalte do dente com ligação direta ao nervo. Para esclarecer melhor esse assunto, Dr. Flavio Goulart, odontologista da Clínica Crescità, explica causas e tratamentos:

“A sensibilidade dentária costuma ocorrer quando temos um processo de cárie, uma restauração que caiu ou quebrou, em casos de erosão de esmalte e também muito comum quando há retração gengival, com exposição da raiz do dente, também muito sensível”.

Recomenda-se o uso de cremes dentais para sensibilidade de forma contínua apenas em casos de retração gengival. Já em outras situações desencadeantes esse uso não é recomendado e o ideal é procurar um profissional para a realização de um diagnóstico mais preciso.

“Quando o odontologista identifica o problema o tratamento depende do grau de sensibilidade do paciente. Nos casos mais sérios a única solução é o tratamento de canal, pois o nervo do dente já foi afetado. Normalmente usamos os cremes dentais específicos para sensibilidade, medicamentos a base de flúor e restaurações, mas hoje em dia o tratamento mais eficaz  talvez seja o laser, que consegue obliterar definitivamente os canalículos dentinários responsáveis pelo estímulo doloroso. Os tratamentos mais antigos tinham eficiência limitada, pois usavam apenas vernizes à base de flúor, que tamponavam temporariamente os canalículos”, explica o odontologista.

Ainda de acordo com o especialista, alimentos frios ou muito quentes podem causar sensibilidade, pois agem diretamente nos canalículos dentinários estimulando o nervo do dente. Pacientes com sensibilidade devem evitar alimentos muito ácido que podem aumentar a erosão do esmalte e manter sempre uma escovação suave com o uso de escovas macias ou ultra macias.

“A sensibilidade dentária deve ser levada a sério porque em casos mais graves pode ser necessário o tratamento de canal. Importante também que pacientes que queiram fazer clareamento tratem a sensibilidade previamente, caso contrário o clareamento está contraindicado”, finaliza Dr. Goulart.

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.