O sol aparece entre nuvens nesta quinta-feira, mas nem mesmo isso vai aliviar o calor para os catarinenses. Depois de um dia em que as cidades mais quentes registraram os 40ºC, a tendência é de que o abafamento continue e mais municípios tenham sensações de calor acima do esperado, podendo chegar a 50ºC.
Segundo o meteorologista do Ciram/Epagri Marcelo Martins, a massa de ar quente e seca continua atuando no Estado fazendo com que a temperatura seja cada vez mais elevada. E o calor já começa durante as primeiras horas do dia. A técnica em meteorologia do Grupo RBS Bianca Souza explica que ainda de manhã os termômetros vão marcar os 30ºC.
As máximas desta quinta-feira serão registradas no Litoral Norte e no Litoral Sul, que devem ter municípios registrando os 41ºC e 40ºC respectivamente. Nas demais regiões, há grande chance das temperaturas passarem dos 33ºC.
O forte aquecimento durante o dia pode provocar pancadas de chuva e temporais isolados a partir da tarde. Ainda que não sejam chuvas bem distribuídas, Marcelo Martins alerta que pode ocorrer formação de descargas elétricas (raios) do Meio Oeste ao Litoral, principalmente no Litoral Sul e no Planalto Sul.
Próximos dias
A passagem de uma frente fria pode favorecer a formação de fortes pancadas de chuva e temporal entre a sexta-feira e o sábado. As temperaturas continuam elevadas, assim como nesta quinta-feira, e podem chegar aos 40ºC.
O meteorologista do Ciram/Epagri ressalta que, a partir do fim de semana, os dias terão características mais típicas de verão. O tempo deve ficar úmido e chuvoso, com sensação de ar abafado.
Diário Catarinense