O município de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, recebe na próxima sexta-feira (25) o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns. O local foi escolhido para sediar o evento pois é a cidade natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti. Além disso, o seminário faz parte de uma série de atividades realizadas pela prefeitura para comemorar os 25 anos do município.
Segundo a Secretaria Municipal de Ação Social e Conselho de Direito de Forquilhinha, o objetivo do encontro é valorizar as pessoas que trabalham com a aprendizagem humana, em especial a primeira infância.
Durante o evento, estão programadas três oficinas com membros da Pastoral Nacional da Criança e da Unicef, além de um ciclo de palestras com a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Crinça e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria dos Santos e o consultor da Unicef Benedito Rodrigues dos Santos.
Medalha Dra. Zilda Arns será entregue em Forquilhinha
A medalha “Zilda Arns Neumann”, homenagem concedida pelo município a pessoas e entidades que contribuem com trabalhos humanitários, será entregue na quinta-feira (24), durante a abertura do seminário. Essa é a segunda vez que a premiação é realizada na cidade.
Os homenageados deste ano são a Rede Nacional Primeira Infância, a Rede Não Bata Eduque, o Conanda, Miriam Hoepers, o Instituto Guga Kuerten e a Frente Parlamentar para a Primeira Infância.
Também recebem a homenagem, o Promotor Gabriel Ricardo Zanon Meyer, Abadeus, as Irmãs Escolares de Nossa Senhora e o secretário de Estado de Habitação e Assistência Social de Santa Catarina, João José Cândido da Silva (in memoriam).
A radio Cruz de Malta conversou com Lilian Arns Topanotti, secretária da ação social da prefeitura de Forquilhinha, e sobrinha da Zilda Arns, que falou mais sobre o evento, confira:
[audio https://www.radiocruzdemalta.com.br/wp-content/uploads/2014/04/Lilian-arns.mp3]
Colaboração G1