89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Seminário apresenta o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar aos municípios catarinenses

Foi realizado no último dia 23, no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc) em Florianópolis, um seminário sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). No encontro, foram avaliadas as principais mudanças do sistema, ampliando a rede de cadastros e apresentando as regras para a implementação do serviço de inscrição em todos os municípios catarinenses.

A reunião foi realizada através do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado de Santa Catarina, pela Coordenação-Geral do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, Epagri e sindicatos de base Fetaesc, Fetraf e Faesc.

O CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar, bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária, os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar.

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. A inscrição deverá substituir a DAP – Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para fins de acesso a todas as políticas públicas que têm esse documento como requisito.

“Este cadastro é muito importante, então sugiro que os agricultores já procurem se informar porque a partir de 31 de outubro a identificação do agricultor familiar será por meio do CAF e a partir desse cadastro que o agricultor vai poder aderir ao CAF-PRONAF. É um procedimento novo que o Ministério da Agricultura está colocando e nós precisamos nos adaptar”, comentou o secretário de Agricultura de Lauro Müller, Eliandro Bett Giongo, durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, dia 24.

Ouça abaixo a entrevista completa: