A semifinal do Campeonato Municipal de Futsal de Lauro Müller, que seria disputada na noite de sábado (20), entre as equipes do Amaral e do Cairú no Centro de Eventos Nelson Righetto, precisou ser cancelada após torcedores acenderem sinalizadores e artefatos semelhantes a fogos de artifício dentro do ginásio.
A fumaça gerada pelos dispositivos tomou conta do ambiente e impossibilitou o início da partida. A decisão pelo cancelamento foi tomada em conjunto pela organização do campeonato, arbitragem e Polícia Militar, priorizando a segurança dos atletas, torcedores e demais presentes.
Em entrevista à Rádio Cruz de Malta, o diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME), Douglas Rafael Bernardino, explicou que a medida foi adotada após orientação das forças de segurança.
Segundo Bernardino, o confronto será remarcado para os próximos dias, após reunião entre a CME e as equipes envolvidas para definir uma nova data.
O diretor também revelou que pelo menos dois envolvidos já foram identificados e que medidas disciplinares deverão ser adotadas.
“Vamos ter que tomar alguma punição. Era um espetáculo bonito, com muita gente no ginásio, crianças, famílias e idosos. Eles sabem que não pode. Nem em estádio de futebol estão autorizando mais esses sinalizadores”, destacou.
Douglas lamentou o episódio e ressaltou o esforço da organização para promover o esporte no município.
“A gente se dedica, busca os times para o campeonato e trabalha dia e noite para proporcionar um bom espetáculo para a população. Quando acontece uma cena dessas, o cara fica triste, mas vai servir de lição e vamos trabalhar para terminar esse campeonato em grande estilo”, declarou.
O árbitro da partida, Elton, também comentou a decisão de cancelar o jogo. De acordo com ele, a intensa fumaça dentro do ginásio colocava em risco a saúde e a integridade física dos presentes.
“Vimos que não tinha condição de ter jogo, pois a fumaça era muito intensa dentro do ginásio. Para preservar a integridade dos atletas e dos torcedores, prevaleceu o bom senso e uma nova partida será remarcada”, explicou.
Ele acrescentou que houve uma tentativa de aguardar a dissipação da fumaça antes da definição final.
“Esperamos até o último momento porque foi uma decisão que precisou ser tomada em conjunto. Conversamos com a Polícia Militar e a direção da CME, e chegamos ao entendimento de que não havia condições de realizar a partida por causa do forte cheiro e da intensa fumaça”, relatou.
Apesar do incidente, a organização garante que o Campeonato Municipal seguirá normalmente e que novas medidas poderão ser adotadas para evitar situações semelhantes nas próximas rodadas decisivas da competição.

LIGUE