A Secretaria de Saúde de Braço do Norte realizou uma reunião entre as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e o programa de Endemias para tratar sobre o enfrentamento de uma possível infestação de Dengue em 2024.
A intenção é agir preventivamente, já que há expectativas de um cenário propício para a disseminação da doença. Desde o início do ano, uma mobilização coordenada tem sido implementada, visando garantir que todos tenham acesso a atendimento adequado nas unidades de saúde.
A equipe do Programa de Endemias está trabalhando, ininterruptamente, para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor e disseminar informações sobre práticas preventivas.
Braço do Norte já registrou 10 focos do mosquito Aedes Aegypti em 2024, indicando a presença do mosquito transmissor da Dengue já em todos os bairros de Braço do Norte.
O Município tem tomado todas as medidas preventivas, tanto na conscientização sobre os sintomas da Dengue e a importância da busca por assistência médica precoce, quanto na orientação dos profissionais das unidades de saúde.
Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (31) a agente de endemias em Braço do Norte, Cibele da Silva, ressaltou que a união da comunidade, aliada à ação coordenada das autoridades de saúde, é fundamental contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: