Santa Catarina recebeu pelo sétimo ano consecutivo a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação. O anúncio foi feito durante uma conferência com membros da entidade nesta terça-feira (28), em Paris, na França.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, Santa Catarina é o único estado brasileiro certificado como área livre de febre aftosa sem vacinação. Outras 23 unidades da Federação são certificadas, mas necessitam do auxílio da vacina.
O resultado mantém o estado como um mercado promissor na exportação de carne suína. Atualmente, países como Rússia, Ucrânia, Japão e China exportam carnes produzidas em Santa Catarina, que também possui credencial de exportação para os Estados Unidos.
A publicação oficial da nova resolução será feita nesta quinta-feira (29). Oito estados brasileiros recebem o certificado pela primeira vez. Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, da região Nordeste e Pará, no Norte. No Brasil, apenas Amapá, Amazonas e Roraima não possuem certificação.