Santa Catarina soma agora 32 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti. As cidades de Bom Jesus e Descanso, no Oeste, foram acrescentadas à lista no boletim epidemiológico desta terça-feira. Uma das exigências destes municípios é a instalação de salas de situação municipal, que são locais para que diversos órgãos atuem em conjunto, como secretaria de saúde, de obras e defesa civil, por exemplo, e que facilitam o envio de informações. Essa meta foi alcançada por 29 dos municípios.
O município de Quilombo ainda não informou a implantação da sala de situação, e os municípios de Bom Jesus e Descanso estão sendo orientados para sua implantação. Esses municípios foram orientados a iniciar os ciclos de visitas a todos os imóveis existentes nas áreas infestadas e a repassarem informações diariamente à Sala Estadual sobre as ações realizadas.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), dos 333.010 imóveis dos 28 municípios inicialmente infestados, que deveriam receber visita até o dia 13 de fevereiro (1º ciclo), foram realizadas visitas em 277.260 imóveis, representando 83,3% do total. Os imóveis fechados ou que a visita foi recusada totalizam 78.744, sendo que desses já foram recuperadas as visitas em 20.400, permanecendo 58.344 como pendentes (21% do total de imóveis existentes). Nesse ciclo, foram eliminados 128.609 recipientes (pequenos depósitos móveis como pratinhos de plantas, pneus e lixo).
DIÁRIO CATARINENSE