Santa Catarina precisa imunizar pelo menos 599,4 mil pessoas até sexta-feira, que é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Por enquanto, foram vacinadas 608 mil pessoas, o que corresponde 48% do público alvo. A meta é alcançar 80%. O Estado, junto com o Rio Grande do Sul, está com a melhor cobertura do país.
Para o gerente de imunização do Estado, Eduardo Macário, SC conseguirá cumprir o determinado pelo Ministério da Saúde e avalia o número alcançado, até então, como excelente.
Apenas no último sábado, que foi o Dia D da campanha, 230 mil pessoas procuraram um dos 1,8 mil postos de saúde do Estado. O gerente comemora a procura entre os doentes crônicos — neste ano entraram no público-alvo. De acordo com Macário, até agora 126 mil portadores de doenças crônicas tomaram a vacina.
A preocupação em imunizar este grupo é devido às mortes registradas no ano passado. Das 76 pessoas mortas por conta do vírus da gripe, 85% tinham doenças crônicas.
Além deles, precisam se vacinar mães de recém-nascidos com até 45 dias, idosos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos, trabalhadores da saúde, povos indígenas e população carcerária.
Aqueles que ainda não foram imunizados e fazem parte do público-alvo precisam procurar uma unidade e tomar a dose, que é de graça, até sexta-feira, dia 26, já que não há previsão de prorrogar a campanha.
Quem estiver fora do grupo especial e quiser se prevenir precisa procurar uma clínica particular. O preço está entre R$ 60 e R$ 80. Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, desde que não tenha alergia a ovo, pode tomar a vacina.
O balanço parcial do Ministério da Saúde mostra que, no país, a vacinação contra a gripe imunizou mais de 5 milhões de brasileiros na primeira semana de campanha. O número corresponde a 17,5% do público-alvo.
:: Proteção
Protege contra três tipos de vírus:
— Influenza A H1N1 – circula no inverno. Foi esse vírus que gerou uma pandemia entre 2009 e 2010
— Influenza A H3N2 – circula no inverno
— Influenza B – circula no inverno.
— Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, desde que não tenha alergia a ovo, pode tomar a dose.
— Após 15 dias da aplicação, a vacina faz efeito.