A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) começa a entregar nesta sexta-feira às prefeituras catarinenses um instrumento que promete ser mais preciso do que as imagens do Google Maps. A associação dos municípios da Grande Florianópolis será a primeira a receber o material.
Chamado de Levantamento Aerofotogramétrico, o compilado de mais de 70 mil fotos aéreas de todos os municípios do Estado, tiradas entre 2010 e 2012, é o mais moderno em imagens feito no país, segundo a SDS, e custou a Santa Catarina R$ 11 milhões.
Com o levantamento, prefeituras poderão conhecer detalhadamente cada espaço do município e realizar, entre outros planejamentos urbanos, o Plano Diretor. Antes dele, sempre que era preciso consultar a base de dados geoespaciais de SC — seja para realizar algum estudo de impacto ambiental ou para titular terras — os gestores municipais se deparavam com imagens de 1977 e de 1985.
— Com este trabalho, vamos implementar a Política Estadual de Recursos Hídricos, atualizar os dados geoespaciais do Estado e prover segurança jurídica para as análises espaciais em âmbito rural e urbano — explica Paulo Bornhausen, secretário de Estado da SDS.
Depois da entrega na Grande Florianópolis, a secretaria espera percorrer até julho as demais regiões do Estado e entregar a cada associação regional um HD com o software que contém as fotos do município e simulações de modificação geográfica — o maior diferencial do programa em relação ao Google.
O software desenvolvido em SC permite projetar como seria o fluxo de águas durante uma enchente, por exemplo. Empresas públicas de SC e instituições como Ministério Público Estadual e Fundação do Meio Ambiente (Fatma) também vão receber o HD.