89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Santa Catarina elabora novo plano de contingência para frear Covid-19

Entidades como o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Ministério Público (MPSC) e Defesa Civil estiveram reunidos na última terça-feira, dia 18, para discutir ações relacionadas à pandemia, em razão do aumento da transmissão da covid-19, pela variante ômicron.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, 2ª edição, desta quarta-feira, o presidente do Cosems, Daisson Trevisol destacou que este é um momento de muita dificuldade nos atendimentos, principalmente nos municípios, em razão de que agora a atenção básica está sobrecarregada, a testagem também tem uma sobrecarga de demanda somadas com a vacinação, que não pode parar.

Segundo Trevisol, outro problema que os municípios enfrentam é o alto número de profissionais da Saúde que testam positivo e também precisam ficar em isolamento, o que reduz as equipes que dão qualidade e rapidez para o acolhimento e o atendimento da população.

As entidades estão desenvolvendo um plano de contingência para as próximas semanas em razão da probabilidade de um aumento dos casos ativos nos municípios e, no Estado, a tendência é de aumento de registros nos próximos dez dias. Esse plano de contingência vai seguir as regras sanitárias, sem fechamento de setores da economia.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: