89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Santa Catarina adota novo modelo para escolha dos diretores das escolas estaduais

O governador Jorginho Mello (PL) publicou em setembro o decreto 273, que mudou a fórmula de escolha de diretores das escolas da rede estadual de ensino. O decreto é o de 2023. Entre os destaques está o limite à reeleição, exigência de mais votos da comunidade escolar e a colocação de um plano de gestão dos diretores.

As escolas da rede estadual terão eleições no dia 3 de dezembro. Uma das principais mudanças é o limite de reeleição que será similar ao do processo eleitoral tradicional. O diretor terá direito a uma eleição e uma reeleição. Quem já está em reeleição, não poderá concorrer novamente na mesma escola.

A nova regra passa a exigir 50% +1 (maioria) dos votos em três segmentos diferentes: profissionais da educação, responsáveis legais dos estudantes e estudantes.

Se não houver maioria dos votos da comunidade, a escolha será uma indicação da Secretaria de Estado da Educação. O órgão também indicará um diretor em caso de vacância do cargo.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta segunda-feira (30) a Gerente Regional de Educação de Criciúma, Ronisi Guimarães, comentou sobre o novo modelo para escolha dos diretores

Ouça abaixo a íntegra da entrevista: