Aproximadamente 600 toneladas de melancia são esperadas ao final da atual safra na comunidade de Campo Mãe Luzia, em Içara. São 200 toneladas a mais do que em 2016. “Esse ano a chuva foi na medida certa, por isso as frutas também estão mais saborosas e doces. Vamos colher 50% a mais que no ano passado. Porém o preço está 50% menor devido a grande quantidade”, aponta o produtor Júnior Cardoso Réus.
“Os produtores estão vendendo em média a R$ 0,50/kg”, ressalta. Ao consumidor final, o valor chega então a R$ 1. Mas uma parte da produção dos 25 hectares da comunidade será oferecida na comemoração a Santa Luzia neste final de semana abaixo do valor de mercado. Serão 10 toneladas para comercialização ao longo de três dias de festividade com religiosidade, gastronomia, bailes e duelos agrícolas.
A 52ª Festa da Melancia iniciará com uma novena às 20h de sexta-feira, dia 6. A novena continuará às 20h de sábado, neste caso, com roleta e jantar, além de um baile gratuito. No domingo acontecerá a pesagem das melancias às 9h, a missa às 10h, almoço com churrasco, duas toneladas de melancia gratuitas para sobremesa, leilão, olimpíada rural, sorteio de moto e outros prêmios. Já o encerramento será às 16h com o Grupo Som do Sul.
Com informações do Canal Içara