Berço Histórico do Carvão Nacional, Lauro Muller, localizada no Sul do Estado, está próxima de ter um incremento no turismo.
Está em andamento um projeto que se encarregará do restauro e conservação do prédio da antiga estação ferroviária, construído em 1952, e que foi ponto importante na ligação entre Lauro Muller e Laguna.
O prédio e o terreno são da prefeitura, já estão escriturados, e os recursos para a restauração já estão assegurados, faltando apenas a conclusão e aprovação do projeto.
Uma comissão encabeçada pelo prefeito Fabrício Kusmin Alves e pelo vereador José Antônio De Bettio tem o objetivo de transformar o local, quando restaurado, em ponto de cultura, com informações para turistas, ponto de venda de artesanato e museu para contar a história da cidade.
O deputado federal Marco Tebaldi liberou junto à Caixa Econômica Federal uma verba no valor de R$ 300 mil, que será utilizada na restauração do local.
Cogita-se a possibilidade da aquisição de uma locomotiva “Maria Fumaça”, idêntica a que até meados dos anos 70 realizava o transporte do carvão extraído das minas. Ela será exposta ao público como lembrança do passado promissor da cidade.
Segundo De Bettio, o projeto de restauração prevê a recuperação de todas as características originais. “A ideia é de fazer um local de informações sobre a cidade, expor objetos antigos, fortalecer a memória do município, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, valorizando nossas tradições”, pontua o vereador.
Está publicado no YouTube com o título Locomotiva em Lauro Müller – Maria fumaça, um velho filme da Ferrovia Tereza Cristina, do trem chegando e partindo de Lauro Müller transportando o carvão.