De acordo com a nova pesquisa do Instituto do Meio Ambiente (IMA), referente à semana do dia 9 a 13, dos 237 pontos analisados no Litoral catarinense, 121 estão próprios para banho no estado, o que representa 51,05%. O resultado mostra uma melhora em relação ao monitoramento da semana anterior, que apontava 47,68% de pontos em condições próprias para mergulho.
O monitoramento é feito em 27 municípios litorâneos em mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte. Em Santa Catarina, o IMA é o órgão responsável por esse trabalho de monitoramento e emite boletins periódicos sobre a condição das praias no estado.
A pesquisa de Balneabilidade é um trabalho feito sistematicamente pelo IMA desde 1976, seguindo os critérios da Resolução Conama 274/2000, e tem como parâmetro a Escherichia coli, bactéria encontrada no sistema digestivo dos animais de sangue quente.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta sexta-feira (13) o responsável pelo Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva, explicou como é feito o trabalho de monitoramento e a importância da pesquisa para os municípios que podem se utilizar das informações do monitoramento para buscar aperfeiçoamentos na área de saneamento.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: