A comitiva catarinense que viajou ao Japão e a Singapura nos últimos 15 dias voltou a Santa Catarina com muito trabalho pela frente e, principalmente, excelentes perspectivas para o futuro. Foram dezenas de visitas em nove cidades, em busca de resultados para a educação superior e para o desenvolvimento catarinense.
Liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o grupo visitou universidades, embaixadas e espaços de inovação nos países com a proposta de conhecer as prioridades no que diz respeito à pesquisa científica, ao desenvolvimento socioeconômico e à inovação.
Entre as possibilidades de projetos conjuntos está a realização de intercâmbios de acadêmicos, desde a graduação até o pós-doutorado, com atuação por semanas ou meses, cursos com encontros virtuais periódicos e um seminário final de forma presencial, entre inúmeras outras possibilidades de parcerias internacionais.
Reitores e pró-reitores das 20 instituições catarinenses participaram do intercâmbio cultural e científico nesses últimos dias. Entre o grupo esteve o Reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza. Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira, dia 30, ele contou um pouco de como foi a experiência da viagem à Ásia.
Ouça abaixo a entrevista completa: