89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Rádio Cruz de Malta há 67 anos no ar

A Rádio Cruz de Malta nasceu em março de 1946, quando Aldo Speck, juntamente com seu irmão Adalberto e com os amigos, Abady de Souza, Dr. Cotrim e Benjamim Barreto resolveram instalar uma estação de rádio. Funcionou, inicialmente, como Serviço de Alto Falante instalado sobre um poste de madeira, no local onde hoje reside a família Doneda.

Operou, clandestinamente, com o nome de Rádio Clube Lauro Müller, por três anos. O primeiro estúdio foi instalado em uma casinha de 3×4 m², local onde atualmente funciona a agencia do INSS e o SUS.

Durante os 67 anos de atividade, vários locutores ocuparam os microfones, entre eles: Abady Rufíno de Souza, Marlene Souza, Benjamim Barreto, Walmor Jung, Rogê Carryl, Ailton Fernandes, Pedro Barcelos, o casal João e Dulce Claudino Soares, Maria Helena Bittencourt, Argemiro Raulino Mendes, Pedro Raimundo, Aires de Medeiros, Valmir Luiz, Gedy Jung, Luiz Belmiro, Juarez Rufino Rabelo, Walter Filho, Pedro Lopes, Antônio Querino Filho, Aríete Ruzza, Alcimar Jung, Ari Girardi, António da Luz, Pedro Paulo Luciano (Caixinha), José Luiz Mello, Pedro Paulo Miranda; porém não só de bons locutores se faz uma rádio. É necessário que os aparatos técnicos e tecnológicos garantam a manutenção da emissora no ar. Isso foi possível graças ao trabalho do Sr. João Rufino Rabelo, cuja história de vida se confunde com a história da Cruz de Malta.

Naquela época a potência era de 100 watts, com uma torre de 110 metros, localizada no bairro Arizona. Atingia os municípios da região e chegava até o Rio Grande do Sul, onde muitos mineiros que foram trabalhar na Usina de Canastra conseguiam captar o sinal em função da altura da torre e da inexistência de outras emissoras.

A rádio não possuía telefone, nem gravador, o contato com os ouvintes era através de correspondências e os comerciais eram todos ao vivo.

O horário de funcionamento era das 6 às 12h:30min, com um intervalo, e recomeçava as 14 até às 22 horas. O controle da satisfação dos ouvintes era feito através do número de cartas recebidas e de visitas no estúdio.

Nos fins de semana o locutor João Claudino Soares, comandava o programa “Dedicatórias”, inspirado num similar da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, onde o ouvinte pagava para homenagear alguém.
A Cruz de Malta é uma das emissoras de rádio mais antigas de Santa Catarina, e pela sua maneira responsável de atuar, ganhou credibilidade e é referencia na região.

Mantém uma programação popular e informativa, transmitida em AM (830 Khz). Pode ser sintonizada em qualquer parte do mundo via internet (www.radiocruzdemalta.com.br), serviço lançado no início de 2005, sendo uma das primeiras do Estado a conquistar tal tecnologia.

A Rádio Cruz de Malta orgulha-se do nome forte e tradicional, conquistado ao longo dos seus 67 anos de existência e viu sair dos seus quadros de locutores e diretores, pessoas que galgaram grande popularidade, conquistando postos como Prefeitos, Vice-Prefeitos e até Deputado Estadual.

No rancho do Nhô Chico

Ouça um trecho do programa de rádio que animava as tardes da nossa região, apresentado pelo então locutor da Rádio Cruz de Malta “Nhô Chico”, era um programa diferente, estilo povão, que na época tinha uma grande audiência, com sua simplicidade e bom humor acabou conquistando a simpatia do público, não só de Lauro Müller, mas de toda região.

Argemiro Raulino Mendes como se chamava, foi prefeito de Lauro Müller no período de 31 de janeiro de 1973 até 31 de janeiro de 1977, era uma pessoa honesta e muito querido pelo povo, tendo enfrentado em seu governo a grande enchente de 1974, que destruiu parte de Lauro Müller.
{mp3}arquivo{/mp3}

Sobre o autor

Comente!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.