Por meio do Facebook, um grupo intitulado “Ocupa a Rede Globo” marcou para esta quarta-feira protestos em frente às sedes da empresa de comunicação e afiliadas da emissora a partir das 17h. Segundo o movimento, que foi replicado pelo AnonymousBrasil, ao menos uma manifestação está confirmada no Rio de Janeiro, na sede do Jornal do Brasil. Em São Paulo, haverá um debate no Museu de Arte (Masp), às 19h.
“Durante décadas sendo apunhalados pelas costas, é hora de mostrar quem tem o poder nas mãos. O gigante acordou, e irritado! Hoje, 18h, 1º Ato Nacional Ocupa a Rede Globo”, diz o grupo no Facebook. Até o momento, mais de 63 mil pessoas curtiram a chamada para o protesto, mas não é possível precisar o número de manifestantes para os atos.
Segundo os organizadores do movimento, o nome da página foi usado, mas não houve uma organização para o protesto. “Tudo leva a crer que foi uma ideia lançada por alguma página na internet que acabou repercutindo em várias outras. Nós apoiamos o ato porque acreditamos que a democratização da mídia no Brasil deve ser uma de nossas lutas fundamentais”, afirmaram ao portal Terra.
“(A democratização da mídia) É causa e origem da grande maioria dos problemas que vivemos no País, relacionados à péssima escolha de representantes políticos, resultante da doutrinação feita sobretudo pela Rede Globo no sentido de despolitizar e alienar as pessoas, difundir valores capitalistas e manipular o resultado das eleições. Este é um evento horizontal, sem líderes, e que conta com amplo apoio da sociedade, que despertou e cada vez mais repudia a manipulação midiática no País”, completou o grupo.