Visando contribuir ainda mais para as questões voltadas a saúde e segurança do trabalhador. O Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), realizou na tarde de ontem o lançamento do Programa Safe Start. Um programa internacional que visa a parte comportamental na busca por um ambiente de trabalho ainda mais seguro.
A metodologia internacional, já implantada em 60 países e em mais de 3,5 mil empresas, consiste em técnicas e atividades que possuem como objetivo a motivação dos colaboradores para que eles estejam cada vez mais atentos às tarefas e aos procedimentos de segurança. O treinamento busca a transformação comportamental, fazendo com que as pessoas lidem com os desafios mais difíceis do dia a dia, tomem decisões mais acertadas e melhorem individualmente e de forma contínua.
O modelo mostra para os colaboradores que existem quatro estados do ser humano que podem causar erros críticos. Os estudos feitos para a elaboração de metodologia mostraram que 90% de todos os incidentes que acontecem em casa, no trabalho ou no trânsito são causados por um padrão de estados que levam aos erros.
A implementação do treinamento começará pela alta liderança das carboníferas, depois passará para a média liderança e, por fim, para os demais colaboradores. Um comitê diretivo também será criado e depois serão definidos os multiplicadores, que, juntos com o comitê, definirão as atividades a serem realizadas de forma contínua para a prática do Safe Start.
O lançamento foi realizado junto da 22ª edição do Seminário da Comissão Interna de Prevenção de Acidente da Mineração (Cipamin) e contou com a presença dos representantes do Programa Safe Start, diretoria do Siecesc e Sindicatos dos Mineiros.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quinta-feira (27) o diretor Executivo do Siecesc, Márcio José Cabral contou os detalhes do programa.