89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 3464-3364
MANDE WHATSAPP

Programa “Penso Logo Destino” passa a ser executado nos municípios que compõem o Cirsures

Os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures) aderiram ao programa Penso, Logo Destino (PLD) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). As assinaturas dos Termos de Cooperação ocorreram na última semana, na sede do consórcio, em Urussanga.

O programa Penso, Logo Destino segue buscando ampliar sua atuação no Estado para conscientização e ação com a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, as associações de municípios, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando a consolidação da Logística Reversa no Estado. Com a adesão dos municípios, o programa alcançou a marca de 57 participantes. A expectativa é que, ainda em 2022, 90 municípios estejam aderidos ao Programa Penso, Logo Destino.

A primeira fase do Projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias, na manhã desta quarta-feira, dia 23, o superintendente da Fundação Ambiental de Lauro Müller (FAM) e a engenheira Ambiental do Cirsures, Graziela Bolan, contaram mais detalhes do projeto, explicando como ele deverá ser desenvolvido no município.

Ouça abaixo a entrevista completa: