A partir do dia 23 de abril, professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina podem entrar em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), em Florianópolis na última semana.
Os professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina votaram, nesta quinta-feira, dia 4, a favor de uma greve, que pode iniciar no dia 23. Com cerca de 5 mil profissionais, de todas as regiões, na Praça Tancredo Neves, em Florianópolis, a categoria quer pressionar o governo quanto às demandas do magistério.
A greve pode afetar todas as escolas da rede estadual. De acordo com o Sinte, a busca pelo diálogo com o governador Jorginho Mello iniciou em 2023, logo após a posse. Entre as reivindicações, estão a descompactação da tabela, implantação de hora-atividade para todos os profissionais da educação, concurso público e retirada do desconto de 14% dos aposentados.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias, desta quarta-feira (10), o coordenador do Sinte/SC, Evandro Accadrolli, comentou sobre a mobilização do magistério.