Pensando na saúde da família, a psicóloga Karina Felisberto, de 32 anos, já levou o filho e o marido para serem vacinados contra a Gripe A, mesmo antes de a campanha iniciar. Ela ficou preocupada com a grande incidência de casos que ocorreu no ano passado e não perdeu tempo.
A orientação de a vacina ser feita o quanto antes foi dada pela pediatra do menino. “No ano passado eu deixei para a última hora e o número de casos aumentava a cada dia”, lembra a psicóloga.
Preço médio é de R$ 60 na rede particular
Grande parte das clínicas particulares já começou a vacinação.
Muitas empresas também têm procurado as clínicas particulares para imunizarem os seus funcionários. A média de preço para cada dose é de R$ 60.
Vacina chega hoje e começa a ser disponibilizada dia 15
Na rede pública, as doses só serão aplicadas a partir do próximo dia 15. A campanha seguirá até o dia 26, sendo o dia 20 como Dia D. No entanto, a vacina deve chegar hoje na gerência de saúde de Criciúma. Logo após, serão distribuídas para os postos de saúde dos 12 municípios da região.
Este ano, a mobilização começará mais cedo do que no ano passado, quando a campanha nacional iniciou no dia 5 de maio. A vacina é trivalente e protege contra três tipos de gripe, a Influenza A H1N1, A H3N2 e B.
De acordo com a enfermeira do setor de imunização, Rosane Maria dos Santos, são esperadas mais de 43 mil doses. “Inicialmente vamos receber apenas a metade das doses. O restante deverá vir durante a campanha”, contou Rosane ao Clicatribuna. A meta da gerência é vacinar 87.761 pessoas incluídas no grupo de risco.
Santa Catarina recebeu 1,6 milhão de doses. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) estima que haja 1,5 milhão de pessoas dentro do grupo a ser vacinado no Estado. A meta é vacinar ao menos 80% dessas pessoas.
Angelica Brunatto / Clicatribuna