89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Procon SC participa de audiência sobre as fraudes de empréstimos consignados na Alesc

A incidência de fraudes na concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas e os impactos na sua vida financeira pautou o debate durante audiência pública realizada na última terça-feira (4) na Alesc. O encontro foi proposto pela Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, que buscou discutir ferramentas para inibir e punir quem pratica esse tipo de crime.

Mesmo diante da atuação efetiva do Procon em todo o país, as instituições bancárias, apesar de multadas, prosseguem com essa prática de lesar aposentados e pensionistas. Dados apresentados pelo Procon, revelam que em Santa Catarina foram contabilizadas mais de 4 mil reclamações de golpes em processos de empréstimo consignado em 2022. No país, foram mais de 57 mil reclamações desta natureza. A Serasa indicou que hoje há mais 2,5 milhões de catarinenses negativados.

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que Santa Catarina tem o segundo maior percentual de aposentados e pensionistas do Brasil. A estimativa é de que 18,4% (cerca de 1,3 milhões) dos catarinenses recebem benefícios da previdência social.

Apesar das ações já implementadas pelo Procon/SC em várias cidades do estado, inclusive com aplicação de multas e fechamentos de lojas de crédito consignado, instituições financeiras e bancos comerciais, as ações de fraudes prosseguem.

Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta quarta-feira (5) o diretor do Procon, Alisson Micoski, comentou sobre a audiência pública realizada na Alesc.

Ouça abaixo a entrevista completa: