A primeira semana de março pode ser de chuva, sol, calor ou tempo fresco. O clima ficará ameno durante o início da semana por conta de uma frente fria que passa pela região Sul de Santa Catarina. Segundo Márcio Sônego, climatologista da Epagri de Urussanga, um temporal forte passa pelo Oeste do Estado nesta manhã de segunda-feira e pode chegar a região até a manhã de terça-feira. “Será uma chuva forte, com chance de granizo e trovoadas”, comenta o climatologista.
A manhã de segunda-feira registrou temperaturas próximas de 23°C na região carbonífera e o tempo deve ficar nublado durante todo o dia. É possível que aconteçam algumas pancadas de chuva e um vento Sul fraco atingirá a cidade durante a tarde. A máxima deve chegar a 28°C, uma temperatura considerada amena se comparada aos 35°C registrados em Criciúma no domingo.
Na terça-feira a temperatura será bastante semelhante à de segunda-feira, com nuvens encobrindo o céu e um vento Sul fraco. A chuva, no entanto, será mais constante no período da manhã. O dia deve iniciar com os termômetros marcando 20°C e a máxima pode chegar a 26°C. Neste dia o mar estará agitado e apresenta riscos às pequenas embarcações.
A partir de quarta-feira o tempo volta a ficar bom. Neste dia a temperatura mínima será de 18°C, mas no período da tarde o calor pode chegar a 30°C. Na quinta-feira as temperaturas serão parecidas, com a mínima de 20°C e a máxima de 32°C. “A diferença é que na quinta-feira pode acontecer uma chuva de verão no período da tarde”, comenta Sônego. A sexta-feira será abafada, com as temperaturas variando entre 20°C a mínima e 30°C a máxima.
Durante o mês de março serão registrados dias bastante quentes e essa característica não deve ir embora com o Verão – que acaba no dia 21. Sônego explica que, no entanto, durante o Outono algumas semanas serão quentes, com temperaturas acima dos 30°C. “Não teremos frio muito forte já no Outono. Espera-se que a chuva venha dentro da normalidade, e a média de temperaturas dessa estação é de 15°C de madrugada e 26°C durante a tarde. Ou seja, frio de noite e calor de tarde”, pontua o climatologista ao portal Engeplus.