Preocupados com os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Censo 2022, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (09), na prefeitura de Criciúma. Os prefeitos questionam os números baseados no cadastro da população atendida nos postos de saúde e a média do número de eleitores nos municípios, alegando que são maiores do que os divulgados.
Durante entrevista ao Cruz de Malta Notícias 2ª edição, o presidente da Amrec e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, comentou que do encontro ficou acordado que os municípios irão intensificar a divulgação do Disque Censo 137 para que a população que foi visitada pelos recenseadores do Censo, possa fazer a solicitação para receber a visita de um recenseador. A campanha será reforçada até o dia 31 de janeiro.
Uma das preocupações dos prefeitos é com a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é calculado com base nos dados populacionais. No dia 28 de dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa 201/2022 (Exerc. 2023) que estipula os coeficientes do FPM para o exercício 2023.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista: