89,9 FM
SINTONIZE
(48) 3464-3364
LIGUE
(48) 99630-6000
MANDE WHATSAPP

Praia Acessível: Cadeiras adaptadas são disponibilizadas em praias da região

Desde 2013, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina contribui para garantir a segurança e acessibilidade de cadeirantes e deficientes físicos nas praias catarinenses. Para a prática destas ações, foi criado o projeto “Praia Acessível”, que disponibiliza gratuitamente cadeiras adaptadas aos banhistas com mobilidade reduzida. O uso das cadeiras conta com a supervisão dos Guarda-Vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada banho de mar. Atualmente, o CBMSC possui cerca de 78 cadeiras anfíbias disponíveis em aproximadamente 60 praias catarinenses.

As cadeiras são distribuídas em praias e/ou ambientes aquáticos que ficam na área de abrangência dos Batalhões do CBMSC em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú, de acordo com as condições do mar ou rio e acessibilidade do entorno. Uma vez que para usar a cadeira a pessoa precisa que o entorno também tenha o acesso necessário.

Na região, as praias onde há cadeiras anfíbias são em Imbituba, nas praias da Vila, Itaperubá Norte, Barra da Ibiraquera e Balneário Camacho. Em Jaguaruna no Arroio Corrente, Campo Bom Posto e Esplanada, já em Laguna as praias contempladas são Itaperubá do Sul, Mar Grosso, e na Prainha do Farol. Em Garopaba na Praia Central e na do Ouvidor.

Para verificar se está disponível no dia para uso, é necessário acessar o aplicativo “CBMSC Cidadão”, o qual também aponta em qual posto Guarda-Vidas é possível encontrar a cadeira.

Em entrevista ao Cruz de Malta Notícias desta terça-feira (23) o Major Marcos Leandro Marques, Subcomandante do 8º Batalhao de Bombeiros Militar, explicou sobre o funcionamento do Projeto Praia Acessível, na região.

Ouça abaixo a entrevista completa: