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Potencial turístico do sul desponta como indústria promissora para o desenvolvimento

1385651641982_93Uma região que possui cânions, cachoeiras, águas termais, praias, gastronomia variada, artesanato, arquitetura histórica, passeios de trem, mina de visitação e a serra mais bela do mundo. Características únicas que fazem da região sul de Santa Catarina uma área mais que especial e que transformam as rotas “Encantos do Sul” e “Caminhos dos Cânions” em pontos de parada de turistas.

O turismo é uma das indústrias em crescimento no Brasil. Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2012, as 80 maiores empresas do setor turístico movimentaram R$ 57,6 bilhões, empregando diretamente 115 mil pessoas. Os dados mostram ainda que quase 70% dos brasileiros têm interesse em conhecer mais o seu próprio país. “Com tantas belezas naturais, gastronomia variada e espaços únicos de visitação, a região sul de Santa Catarina tem muito potencial para crescer”, afirma o coordenador do do Núcleo de Pesquisas Socioeconômicas e Turísticas da Satc, Ari Azambuja.

Para estimular o desenvolvimento regional, seja no turismo e em áreas afins, a Satc aposta na criação do Núcleo de Pesquisas Socioeconômicas e Turísticas. Ele foi criado para elaborar, pesquisar e realizar consultoria e assessoria a entidades públicas e privadas dos três estados do sul. Hoje, para obter recursos junto ao Ministério do Turismo, as prefeituras precisam possuir o Conselho Municipal e um Plano Municipal de Turismo. “O Plano define ações nas cidades e norteia o desenvolvimento turístico. O Núcleo está apto a fazer esse levantamento e apontar os caminhos para cada município”, afirma Azambuja.

O Núcleo vem para reforçar o trabalho que a Satc realiza no setor turístico há oito anos. “Começamos com estudos em empresas e cidades, ampliamos as ações para grandes diagnósticos e hoje temos o curso técnico em Guia de Turismo. A intenção é mostrar cada vez mais como nossa região tem potencial para crescer”, ressalta o diretor da Edutec/Satc João Luiz Novelli.

Região tem potencial pouco explorado

Pensar o turismo de uma maneira regional é a alternativa que as cidades encontram para se fortalecer. É isso que planeja o secretário de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento de Lauro Müller, Eliandro Bett Giongo. “Precisamos atuar de maneira regionalizada. Hoje, Lauro Müller não pode pensar de forma isolada, mas ter iniciativas alinhadas com Nova Veneza, Orleans, Braço do Norte e outras cidades”, ressalta.

A parceria com a Satc, conforme Giongo, tem contribuído para o fortalecimento do setor. O foco de Lauro Müller é atrair eventos para o município. “Estamos criando um calendário de eventos fixos, estimulando o empresariado também. Não podemos pensar ações isoladas, é preciso haver parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, pondera Giongo.

Um dos estudos que serviu para mudar aspectos turísticos foi desenvolvido pela Satc em 2012 na cidade de Garopaba. Na época secretário de Turismo do município, o hoje diretor de Marketing e Eventos, Marcus Israel, observa que questões simples não tinham o devido cuidado. “A sinalização da água de uma cachoeira que descia para a praia, por exemplo. Sabíamos que era água boa, mas os turistas pensavam se tratar de esgoto. Foi preciso sinalizar”. Outro item importante avaliado pela Administração Municipal foi a unificação do turismo por todos os agentes envolvidos. “Todo o trade turístico precisa estar envolvido. O público e o privado devem atuar em conjunto”, pondera.

Fonte: SATC

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