O município de São Bernardino, no Oeste de Santa Catarina, decretou nesta quinta-feira (1º) situação de emergência após a forte chuva que atingiu a região desde a noite de quarta (30). Segundo a Defesa Civil estadual, Seara deve solicitar o decreto na sexta (2). Pelo menos 16 cidades, entre elas Arabutã, Arvoredo, Ipuaçu, São Domingos e Xanxerê, analisam a situação para ver se também devem assinar o decreto, informou o órgão.
De acordo com as informações, entre 120 e 150 famílias estão desalojadas. A maioria é de São Bernardino e Seara. A Defesa Civil disse tem sido difícil fazer o levantamento devido à complexidade do processo e pela dificuldade de comunicação com os órgãos municipais, que trabalham sobretudo na área rural e nas estradas vicinais.
O órgão afirmou que a situação começa a se normalizar no Oeste do estado. As rodovias SC-480 e SC-283, na região de Xanxerê e Seara, já estão liberadas para o trânsito. As duas haviam sido bloqueadas por causa de deslizamentos na pista. A informação é de que a chuva parou desde o início desta madrugada e a água começa a baixar.
O corpo da criança de 8 anos levado pela correnteza de um rio em Xaxim foi encontrado por volta de 7h desta quinta (1º), conforme o Corpo de Bombeiros. O menino foi atravessar o local com o tio e os dois caíram na tarde de quarta (30). O homem conseguiu sair, mas o garoto foi levado pela água.
Fonte: G1