Está comprovado. Pela terceira vez consecutiva, a Ponte Hercílio Luz é o cartão-postal de Santa Catarina. A confirmação foi apontada por habitantes do Estado em uma pesquisa do Instituto Mapa, realizada nas 25 cidades com maior índice de potencial de consumo.
Mil pessoas participaram do estudo e 36% delas remeteram o título à antiga ponte da Capital. A primeira ligação da região continental de Florianópolis com a Ilha de Santa Catarina completa hoje 87 anos de existência.
A pesquisa foi realizada em abril deste ano, com as entrevistas divididas em todas as regiões do Estado. Nas citações espontâneas, a cidade de Florianópolis ficou com a segunda posição (7%) e, em terceiro lugar, (5%) foi mais indicada a Serra do Rio do Rastro, na Serra catarinense.
O resultado do levantamento confirma também outros estudos do instituto divulgados em 2008 e 2011, nos quais a ponte ocupava a liderança na categoria de paisagem símbolo dos catarinenses.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, a margem de erro da pesquisa é pequena. As entrevistas foram realizadas levando em conta o perfil do catarinense e o potencial das cidades.
A exuberância monumental da Hercílio Luz não é a única motivação dos entrevistados que a escolheram como o cartão-postal de Santa Catarina. De acordo com o doutor em sociologia e folclorista Nereu do Valle Pereira, 84 anos, as características pioneiras da construção tornaram a ponte um símbolo de admiração.
— Ela marcou a história dos catarinenses por ter possibilitado a ligação deles com sua Capital, até então isolada de todo o território estadual. Além disso, representou uma revolução no modo de construção. Pela primeira vez em todo o mundo, uma ponte pênsil foi sustentada por correntes de elos em ferro e não por cabos de aço. Até hoje, é uma das únicas mundialmente conhecida por esta inovação na engenharia. Por tudo isso, a Hercílio Luz foi e sempre será referência para os catarinenses — explica.
Comissão estuda tipos de veículo que vão passar
Só mesmo um colosso de aço, como era conhecida a ponte em sua inauguração em 1926, poderia aguentar tanto tempo à espera da revitalização. A interdição para carros devido aos defeitos nos cabos foi há 31 anos. Com a restauração pronta em 2014, os automóveis voltarão a passar sobre a Hercílio Luz em julho do ano que vem, estima o governo do Estado.
Um seminário realizado hoje na sede da Associação Catarinense de Engenharia (ACE), em Coqueiros, discutirá o sistema viário no entorno e os tipos de veículos que poderão atravessar a ligação. Após um café da manhã com um bolo no formato da ponte, governo do Estado e prefeitura vão falar sobre o uso.
A ideia é abrir o trânsito para carros de segunda a sábado para diluir o tráfego das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. São 178 mil veículos por dia. A antiga travessia poderá receber 20% do fluxo.
A comissão formada por governo e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega o estudo conceito do sistema viário em 60 dias, para ser feito o projeto.